top of page

​​​​​

O projeto Brasil - Hinos à paisana pretende popularizar os hinos e canções patrióticas mostrando-os num formato mais acessível ao público, ou seja, com cara de MPB que toca no rádio.
A simplicidade dos arranjos que norteiam a harmonização e a interpretação dos hinos, amparada por instrumentos habituados ao cancioneiro popular e passando ao largo do caráter marcial, é que deu origem à ideia e definiu o título da mostra.
O show oriundo do CD homônimo tanto pode levar para o palco a mesma formação do disco (violão, cavaquinho, piano, flauta, sanfona e percussão) como também pode ser apresentado na versão voz e violão, que eu chamo de stand up civic, mantendo o mesmo roteiro musical.
A expectativa, a partir do disco e do show, é que essas músicas que geralmente são executadas em eventos formais e solenes possam ser ouvidas amiúde, permitindo que o público, que só conhece fragmentos da letra de cada uma delas, passe a aprendê-las e cantá-las como canta os sucessos do nosso cancioneiro. Aí sim, literal e musicalmente, elas passarão a ser de domínio público.
O roteiro do show, além do repertório do CD, conta com textos desenvolvidos a partir das histórias relativas às canções e seus autores; e com poesias e músicas que interagem com os hinos, permitindo-lhes a inclusão no universo popular que é a proposta do projeto.
Afinal, quando o assunto é hinos cívicos, a primeira pergunta que se faz é: “Quem sabe cantar o Hino Nacional?”.  Eu proponho uma segunda pergunta: “Além do Hino Nacional, que outros hinos você também não sabe cantar?”.

Brasil-Hinos à paisana

bottom of page